segunda-feira, 19 de março de 2012

VERGONHA

Vendo, de novo, a reportagem sobre fraude nas licitações, me lembrei da minha época de comissão de licitação em Farmanguinhos...
Lembro de ver as somas e toda a falácia dos fornecedores para que aceitássemos os documentos meia boca que eles mandavam em desacordo com o edital...
Lembro de comentar com o Rodrigo, meu companheiro de avaliação, o quanto uma pessoa desonesta poderia ganhar fraudando um negócio daqueles, e olha que gente, humildemente, pensava em algo em torno de 1%, no máximo, pra não ficar muito diferente do valor que a gente recebia nas propostas!
É desesperador pensar que o que acontece de verdade é essa roubalheira toda que apareceu agora, mas não se iludam, é um esquema que independe de quem está no poder! Deve ter nascido com a lei das licitações em 1993...
Ver este tipo de comportamento, saber que ele é sim o que impera, por mais que digam que não, me faz ter certeza de que NUNCA sairemos desse círculo miserável em que vivemos. Não que em outros países não haja corrupção, há, mas aqui ela é institucionalizada demais!
É vergonhoso demais ver o tamanho da cara de pau desses empresários que sabem que nada vai acontecer com eles! É vergonhoso saber que essas empresas nem mesmo entrarão no rol das que não podem contratar com a administração pública, que vai tudo continuar como está daqui há 1 semana, quando o brasil esquecer, de novo, desse episódio... Tenho, sim, vergonha de ser brasileira!

Nenhum comentário: