segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa e patriotismo

Acho que todo ano de copa eu escrevo isto, mas não aguento!!! :)

Todo ano de copa as pessoas se vestem de verde e amarelo, colocam bandeiras, cantam o hino (ou os hinos como o meu vizinho que desencavou vários e toda a toda altura), têm orgulho de serem brasileiras! Isto dura, no máximo, um mês, se o Brasil chegar na final.
Todos sabem a escalação de cor e salteado, sabem quem joga bem, quem joga mal, discutem partidas de copas anteriores... Uma memória de dar inveja a qualquer elefante! Aí vem a pergunta que nunca cala:

Por que essa memória de elefante não é utilizada para coisas que REALMENTE importam?

Se as pessoas resolvessem acompanhar a vida pública do país com metade do interesse e patriotismo que acompanham uma copa do mundo, a situação política e econômica poderia estar bem melhor!
Bastava um pouco dessa memória maravilhosa para que figuras carimbadas pelo mal caratismo, improbidade administrativa, favorecimento de amigos e coisa e tal fossem eleitas uma única vez para nunca mais!
O exemplo clássico: Collor! Em que país sério do mundo ele voltaria a política depois de ser demitido do cargo mais importante do país por falcatruas? Sério! Alguém me responde e me justifica isto, pois não pode ser falta de memória, já que todo mundo estuda este fato na escola! Ok, os mais velhos não estudam, mas eu tenho 33 anos e vivi esse momento! Não dá pra esquecer! "Ah," diriam os mais bonzinhos, "ele já pagou pelo que fez..." Gente, tá na hora de acordar! Falta de caráter não muda!! Porque crime de colarinho branco é falta de caráter! Pois nada justifica querer mais que o já enorme e absurdo salário que os políticos recebem! (tirem da lista prefeitos e vereadores de cidades minúsculas, cujo provento é proporcional ao rendimento da cidade, então não é lá grandes coisas!)
Eu não gosto nem de pensar em provento (pq funcionário público não recebe salário) de político! Só de pensar no tal auxili paletó de não sei quantos mil reais o sangue me ferve! Desde quando uma pessoa que tem renda mensal de mais de 10 mil reais precisa de auxilo alguma coisa! Quem precisa de auxílio são os pobres coitados que ganham salário mínimo e os aposentados que dependem dessa merda de INSS e todo ano tem de escutar o absurdo de que não tem dinheiro pra ter um aumento!
A politicagem brasileira me irrita! Tinham de começar tudo do zero, acabar com todas as mordomias, nada de imunidade parlamentar, salários enorme, passagens de avião... Quer ser político? então que seja realmente com o intuito de melhorar o país e não sua conta bancária e rede de influências pessoais! Vai ganhar salário mínimo, por os filhos em escola pública, morar nos apartamentos funcionais, andar de transporte público... Vamos fazer política e não politicagem!

Me irrita o fato de tanta coisa estar rolando no nosso congresso e os jornais só falarem de copa! Esse ano é de eleição pra PRESIDENTE!! Daqui a pouco a copa acaba e começa o disse me disse de um contra o outro! Muita preocupação com falar mal do candidato adversário e muito pouca divulgação do que você pretende fazer e como...
Já passou da hora dos brasileiros que têm amplo acesso a informação começarem a fazer as mudanças que o país realmente precisa! Começar a divulgar pra quem tem menos acesso, menos cultura, menos conhecimento, que o país é aquilo que ele escolhe! que tem de votar sim e ficar em cima pra cobrar!
Já passou da hora do brasileiro ser brasileiro todos os dias de todos os anos, não apenas 30 dias de quatro em quatro anos, porque copa não muda a vida de ninguém, so engorda a conta bancária já gorda dos jogadores, mas eleições mudam, e muito, a nossa vida diária!

Bjim

Um comentário:

Romina Ferreira disse...

Ei Danielle,

Obrigada pela visita e comentário. Decidi colocar aquela foto porque algumas noivas que usam óculos e não podem usar lentes ficam chateadas pensando que ficarão feias. O que é um absurdo! Beijo