sexta-feira, 29 de abril de 2005

Ritual de Samhain
É tempo de reflexão. Nos dias que antecedem o Samhain, procure meditar muito sobre seus atos, suas vivências e seu aprendizado no último ano. Não deixe os planos e metas para o ano novo de fora. Prepare o cardápio e convide seus amigos. Faça um bolo com frutas cristalizadas, tortas de maçã. Você pode também preparar assados e separar um bom vinho. Na hora de preparar a ceia não esqueça que as cores que alegram o ambiente devem ser laranja, roxa e preta. Prepare uma mesa com maçãs, folhas de cipestre, as comidas da ceia e muitas abóboras recortadas (não esqueça que as abóboras devem ser mantidas com velas acesas por três dias consecutivos). No centro coloque uma cuia cheia de água e algumas velas acesas - você pode também acender uma fogueira se tiver espaço, mas somente se não for danificar a natureza. As pessoas presentes podem ser convidadas a falar e lembrar fatos de seus antepassados, mas sempre com felicidade, nunca a lembrança deve envolver angustia. É hora de fazer uma homenagem aos antepassados. Como é o dia da celebração da morte da escuridão, tanto os espíritos de seres humanos quanto de animais podem ser invocados para auxiliar na leitura de oráculos. Na hora em que partir o bolo, coloque o primeiro pedaço na terra, oferecendo-o a Grande Mãe.
Ritual
O sentido do Samhain está na sintonia com os que já partiram. Devemos lhes enviar mensagens de amor e harmonia. Essa noite é de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. O altar deve ser adornado com maçã, o símbolo da vida eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. A energia deve ser adornada com muitas brincadeiras, dança e música. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados no Caldeirão, mas nunca com uma conotação de tristeza! Não devem faltar as tradicionais abóboras com velas dentro. E todos os presentes devem ouvir a seguinte explicação:Na noite de Samhain comemora-se a morte do Deus e mundo mergulha na escuridão. A Deusa vai ao Mundo das Sombras em busca do seu amado, que está esperando para nascer. Eles se amam, e, desse amor, a semente da luz espera no Útero da Mãe, para renascer no próximo Solstício de Inverno como a Criança da Promessa. A Roda continua a girar para sempre. Assim, não há motivo para tristezas, pois aqueles que perdemos nessa vida irão renascer, e, um dia, nos encontraremos novamente nessa jornada infinita de evolução.
(by Márcia Frazão - www.milluas.hpg.com.br)



E o ano começa. Mais uma vez a roda volta ao início das coisas, o momento de reflexão e silêncio, que antecede o nascimento.É hora de se despedir dos que se foram, despedir-se das coisas ruins, mágoas e tristezas. É hora de, em silêncio, fazermos nosso agradecimento às pessoas no Outro Mundo pelo tempo que pudemos passar com elas e pelas lições aprendidas. É hora da saudade, mas não da tristeza.Hora de lembrar que a morte é apenas mais um começo e impulsionar nossa vida para que, junto com a Roda do Ano, possamos celebrar a chegada do novo e a alegria da vida.

FELIZ SAMHAIN!

Feliz encontro e feliz partida!

Que os Deuses abençõem seu caminho e o torne pleno de felicidade!

beijos e bom final de semana...

Nenhum comentário: