segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aix-en-Provence

Vou falar um pouquinho sobre Aix, pois como ela foi o nosso ponto de apoio no passeio terminamos os dias invarialvemente por lá! :) A cidade é bonitinha, é de porte médio, bem legal de se passear por ela.

Bem no centro tem o local de informações para turistas, lá você consegue um mapa da cidade com as suas principais atrações e passeios pelas redondezas. Deste Office de Tourisme saem alguns passeios interessantes, vale a pena olhar. Não chegamos a fazer nenhum pois estavamos com um carro alugado e fizemos as rotas sozinhos mesmo! :)

Pra quem gosta de arte tem o atelier de Cezanne, que morou em Aix. Várias coisas por lá levam o nome dele :)

Na Cours Mirabeau tem uma feirinha de produtos artesanais e roupas muito legal! Várias coisas interessantes e um bom lugar pra se comprar lembrancinhas da viagem como sabão de Marseille, feitos artesanalmente, saches de lavanda, mel, biscoitos... Tem uma banca com fotos lindas da região! Não resisti e comprei  3 pra colocar na minha casa!

Nesta mesma rua existe o Les Deux Garçons, um restaurante bem antigo que foi frequentado por grandes pintores. É caro, não comi lá então não tenho muita opinião pra dar. Se tiver tempo, vale pela história do lugar! :)
Um pouco antes tem uma sorveteria que vale a visita! Vários sorvetes maravilhosos para aproveitar! Eu prefiro os sorbets, de frutas e que não levam leite, mas todos são bem gostosos! Não lembro o nome do lugar... Fui bem relaxada com isso nessas férias! Geralmente eu fotografo o nome de todo lugar onde eu como pra ficar de referência, mas desta fez, fi-lo muito pouco!

Exite uma área entre a Cours Mirabeau e a Napoleon Bonaparte onde estão vários restaurantes que atendem até mais tarde, pubs e danceterias. Nesse lugar comemos na Pizzeria Chez Jo e no Le Patacrepe.
A Chez Jo eu recomendo de olhos fechados! bom serviço e boa pizza! Não espere a nossa grande variedade de sabores, mas os que tem ali são gostosos. São dois tamanhos, um individual e outro que dá para até 2 pessoas se não comerem muito! A massa é bem fina, então vale avaliar o tamanho da fome! Eles não dividem os sabores da pizza, ok?!
Tem uma de queijo com chorizzo que é apimentada! O queijo é sempre emental em todas as comidas, quando não é eles avisam qual o queijo. Chorizzo é uma linguiça apimentada, então quem não gosta de pimenta, não tente!
O Patacrepe... o crepe é gostoso, o atendimento foi bom, mas o meu veio com a massa meio queimada, os outros 3 vieram normais... como eu não ia comer a massa toda mesmo, não reclamei, comi o recheio feliz da vida! Emental e cogumelo! :)

Pra quem gosta de danceterias, o esquema francês é diferente do nosso... não é qualquer um que entra! O Door escolhe, pela apresentação, quem entra e quem não entra, e rola, segundo o pessoal de lá, uma certa discriminação com casais :)

Na praça do Hotel de Ville, a prefeitura, tem uma feira de produtos agrícolas durante o dia, vale pra comprar lindos morangos/framboesas e comer durante o dia, e uma loja de biscoitos que é uma perdição! (Fico devendo o nome, essa loja tem em várias cidades e vale a pena!)
Não deixem de provar os Calissons, que são biscoitos de melão tradicionais da região. Nós compramos na feirinha mesmo e numa patisserie na Cours Mirabeau, onde até fomos atendidas por uma brasileira! :) Não são maravilhosos, mas são bem gostosinhos!

McDonalds... sim a gente comeu algumas vezes no McDonalds... Eu comi o Royal Delux, achei um tanto apimentadinho, mas é gostoso... na hora do aperto, ele salva! :P
Existe uma rede local, que é pra ser no estilo Outback, chamada Hipoppotamus, falaram que é bem gostozinho, mas acabou que as 2 vezes que a gente cogitou ir, mudamos de ideia...

Caramba, só tem comida nesse post! :P Vou encerrar por aqui por hoje, depois eu tento descobrir quais os nomes das lojas que eu falei aqui pra editar!

Nenhum comentário: