quinta-feira, 16 de junho de 2011

Chegou a hora

Post programado :)

Nessa hora eu estou internando no hospital pra fazer a gastroplastia. Não é um sonho realizado, queria não precisar fazê-la, mas uma necessidade consumada.
Ser obesa não é sonho de consumo de ninguém, não é legal, incomoda demais. Isto não significa que quem é obeso o é por ser preguiçoso e/ou comer demais. Obviamente existem obesos com esse perfil, mas ao contrário do que os não obesos pensam, eles são a minoria.
A obesidade é uma doença tão complexa que até hoje ninguém conseguiu definir suas características e causas, por isso recebe o status de síndrome. Síndrome é uma junção de sinais e sintomas, de origens diversas e nem todos esclarecidos, que levam a um quadro de doença. Quem chega a ter um IMC superior a 40, embora eu discorde do calculo em si por ser simplista demais, e não consegue sair dele precisa de tratamento e, quase nunca, os medicamentos hoje disponíveis resolvem o problema. E pra uma pessoa com esse IMC fazer exercício físico é uma esforço que supera a capacidade física, é necessário ter uma atenção especial, que as academias não estão preparadas para dar, para evitar que os danos superem os benefícios.
Somente quem vive uma situação destas é que sabe o que é, o que se passa. Eu nunca fui magra, mas ja fui beeem mais magra do que sou hoje. Porque eu engordei? Porque eu cheguei ao peso que tenho hoje? Relaxamento? Comida demais? Não... A vida inteira eu fiz academia, parei há 3 anos, pois não dava pra me exercitar pesando mais de 100kg. Tudo doía! Sim, até hidroginástica era muito difícil de fazer... Opa! então isso quer dizer que eu engordei fazendo exercício físico!! E não era uma vez no mês não! Eram todos os dias, pelo menos 2 horas!
Então eu comia absurdamente?! Não!!! Meu prato de comida, sem a cirurgia, pesa sempre em torno de 300g! e eu fico satizfeita! Obvio que nos finais de semana a gente sempre relaxa um pouco, mas sempre comi junto com meu marido, e bem menos quantidade que ele, então, se engordei por excesso de comida, porque ele não é obeso também??? Já que ele nem exercício físico fazia??? É muito fácil julgar o outro quando você não vive o problema.
Eu nunca quis fazer a cirurgia, relutei demais! Eu não como absurdamente, não sou 100% ociosa, mas meu organismo simplesmente acha que toda a refeição é a última refeição dele e que, por tanto, ele deve acumular tudo o que recebe pra usar aos poucos, quando faltar comida. Só que nunca falta, com a graça dos deuses! E assim ela vai se acumulando e eu não consigo me livrar dela! Não tem dieta que resolva, medicamento, exercício, nada! Ja cheguei a malhar 4 horas todos os dias e mesmo assim meu IMC era de 28, o que caracteriza sobrepeso! Hoje, nem que eu queira muito, tenho 4 horas do meu dia pra malhar!

Então, se você está pensando em operar, ela é o último recurso, e não faz milagre sozinha! Se comer muito doce, muita gordura, ou se não comer nos momentos certos (a cada 3 horas), não será a solução! Você vai emagrecer num primeiro momento, mas voltará a ganhar peso. Mesmo sendo "definitiva", a cirurgia é apenas um auxiliar no seu caminho.
Eu sou uma obesa "saudável" clinicamente. Não tenho alterações em exames laboratoriais, não tenho diabetes, hipertensão... mas minhas articulações estão sentindo muito o excesso de peso de um IMC de 45, dificultam minha vida profissional e social, pois eu amo fazer trilhas e hoje não consigo. Tem gente que não acredita que eu não tenha comorbidades com esse IMC, mas eu mostro pra quem quiser os exames pré operatórios ;)
Não quero ser magra, se eu voltar ao IMC de 28 fico muito feliz! :) quero ter a liberdade de ir e vir, subir e descer, como uma pessoa normal, mas, acima de tudo, quero continuar a ser saudável!
Tão tenha a cirurgia como uma tábua de salvação. Seu esforço e tão, ou mais, importante do que a técnica que for ser utilizada. Quem é obeso jamais deixa de sê-lo, mesmo que o IMC diga o contrario! A cirurgia não muda a programação genética do nosso corpo para acumular todo e qualquer coisa que a gente ingira.

Volto assim que tiver alta!

Nenhum comentário: